As Supercentrífugas RIERA NADEU (Espanha) são de eixo vertical e podem operar como “separadoras” ou “clarificadoras”:
Operando como “separadoras”, a mistura de 2 líquidos não miscíveis contendo sólidos em suspensão mais densos que os líquidos, entra pela parte inferior do rotor. O rotor gira a 15.000 rpm e gera uma força centrífuga de mais de 13.000 “G”, separando ambos os líquidos, de acordo com as respectivas densidades, em capas cilíndricas concêntricas e os sólidos se depositam contra a parede do rotor. Os líquidos são separados de forma contínua, sendo descarregados pelas portas de saída no topo do rotor. Quando o rotor fica cheio pelos sólidos, se faz necessário parar a máquina e retirar estes sólidos mediante uma fácil e rápida limpeza do rotor.
Operando como “clarificadoras”, os sólidos mais densos que um único líquido são acumulados no rotor, sendo que o líquido é descarregado por uma única porta de saída e os sólidos conforme acima explicado para as “separadoras”.
Instalação sem fundações, fácil acesso e limpeza, “cabeça giratória” para facilitar a extração do rotor. Disponíveis com serpentinas para aquecer ou refrigerar, e coletores especiais para produtos viscosos.